Hoje, tenho 27 anos, 69kg (mais ou menos, depende da balança) e 1,56 de altura. Sim, sou um botijão de gás e sofro! Mas essa história não foi sempre assim tão triste.
Quando eu era criança, não tinha problemas com peso, pelo contrário, tinha problemas em me alimentar adequadamente. Minha mãe conta que eu demorava tanto pra comer que sempre acabava derramando a comida. Ela chegou a me dar colheradas de biotônico Fontora com emulsão Scott (até hoje lembro do gosto e tenho nojo) pra abrir meu apetite. Eu tinha tantos problemas pra me alimentar que cheguei a ficar com anemia mais de uma vez.
Mas, então, fui crescendo e passei por aquela fase estranha de pré-adolescente. Odiava minha imagem, mas não era gorda. Não lembro de ligar muito pra esse lance do peso. Minhas lembranças quanto a isso começam quando eu já estava com uns 11 anos, pesava uns 59kg e entrava pela 1ª vez na academia querendo emagrecer. Cheguei a fazer uma tal de ginástica numa espécie de clube aqui perto de casa, era uma coisa com música e coreografias ridículas que eu odiava. Desde então, sempre entrei na academia e saí em menos de 1 mês. Isso aconteceu inúmeras vezes. Tudo regado a muitas tentativas frustradas de dietas, malucas ou não.
Já fui a 2 nutricionistas e o maior período de tempo que passei fazendo academia foi de 2 meses. Estava no super gás de entrar no 3º mês (pela 1ª vez na vida), quando a idiota da 1ª nutri disse que eu não deveria continuar pois estava ganhando massa muscular e isso atrapalharia os resultados da balança! Até hoje, tenho ódio quando lembro!
Quando estava entre os 15 e 17 anos passei por um período ótimo (não sem nóias com o corpo, claro). Fazia uma dança folclórica no colégio, então ficava quase sem almoçar e dançava por várias horas. Foi o período que tive meu melhor corpo, depois que ganhei jeito de mulher. Nessa época, já tinha a altura que tenho hoje e cheguei a pesar 52kg, mas na maior parte do tempo, pesava cerca de 54kg. Pra mim, ter esse peso hoje era mais que perfeito, mas não sonho tão alto assim.
O pior período foi quando pesei 72kg! Isso aconteceu porque tive um namoro muito longo com um rapaz que se queixava de ser magro demais. Frequentávamos quase diariamente shoppings, restaurantes, lanchonetes... ele comia, comia e eu engordava. Ele sempre me achou linda e eu acreditava. Até que cheguei a esse peso (o processo durou cerca de 3, 4 anos) e várias pessoas começaram a me questionar sobre esse assunto, afirmavam que eu deveria emagrecer, que estava feia, que parecia uma velha, que deveria me exercitar... lembro que eu ficava me comparando com mulheres gordas, perguntando pra ele se eu estava tão gorda quanto elas. Ele chegou a dizer, depois de indagado, que iria gostar se eu emagrecesse... sempre foi delicado, apesar de uma afirmação dessas ser sempre muito dolorosa.
Certa vez, fui a uma endocrinologista que receitou sibutramina. Eu tomei e foi milagroso. Devia estar com 70kg, na época, e fui pra 66kg em 1 mês, mais ou menos. Passava o dia sem comer e não sentia nenhuma fome! Mas então, não remarquei a consulta, a receita não foi renovada e as farmácias não vendiam sem apreensão da receita... depois restringiram a venda da sibutramina...
Enfim, estou sempre nessa busca infeliz pela perda de peso. Odeio academias e as pessoas que as frequentam. Até sei como me alimentar corretamente, o difícil é implementar as mudanças, até elas se tornarem hábitos. Tudo que eu mais queria era ser natureba, mas não sou. Queria ser saradona, mas por enquanto, bastava emagrecer um pouquinho. Meu sonho é chegar aos 54kg, 52kg, mas tenho esse objetivo como impossível. Hoje, minha meta é chegar a uns 66kg, 65kg de novo. Quem sabe não consigo dessa vez, né?!